Acesso e permanência em desproporção: as insuficiências do Programa Nacional de Assistência Estudantil
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 06; Issue: 02 Linguagem: Português
ISSN
2318-8499
AutoresLeonardo Barbosa e Silva, Natália Cristina Dreossi Costa,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO importante processo de expansao, de interiorizacao e de democratizacao do acesso as instituicoes federais de ensino superior fez o perfil de seus estudantes mudar rapidamente, adquirindo uma feicao mais negra e popular. Para fazer frente as novas demandas, o governo federal criou o Programa Nacional de Assistencia Estudantil. Este trabalho busca cotejar os impactos da politica de expansao e democratizacao do acesso e os do PNAES no que tange a ampliacao do acesso a educacao superior federal e da cobertura das politicas de permanencia. Para tanto se valera da analise dos microdados da IV Pesquisa de Nacional de Perfil dos Graduandos das IFES e do Censo da Educacao Superior, mediados pelo software SPSS. Defende-se que, muito embora traga efeitos positivos na medida em que geram maior vinculo, menor reprovacao, menor trancamento e maior conclusao, a cobertura do programa de protecao social a estudantes vulneraveis esta longe de alcancar a demanda existente.
Referência(s)