Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Representações sociais de consumo nas práticas escolares: uma análise dos sistemas de comunicação

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14244/198271992189

ISSN

1982-7199

Autores

Danielle Pena de Oliveira, Laêda Bezerra Machado,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Abstract This article addresses consumer practices within the school. We seek to identify what has been disclosed about practices of “consumer education” by public and private institutions. The study is based on the Theory of Social Representations of Serge Moscovici and takes as support for discussion the communication systems. This is a documentary study. An analysis was made of the digital information (blogs, websites, social networks) and printed material made available by the institutions to the school user community and the general public. We analyzed 431 images in 46 (forty-six) electronic addresses (websites, blogs, relationship networks), and 87 (eighty-seven) printed information. The results revealed signs of propagation and propaganda systems in circulating discourses related to consumer education. The different forms of communication used by schools have a contradictory feature. Through different communication mechanisms, the school has problematized and questioned some consumption practices, as well as it has contributed to strengthen and encourage others. Social representations of consumption are incorporated into pedagogical practices through their accommodation to pedagogical discourses. Considering the results of the research, we signal the role of teacher training institutions in order to incorporate the discussion and problematization of consumption into the curricular components of the courses. Resumo Este artigo aborda as praticas de consumo no interior da escola. Procuramos identificar o que tem sido divulgado sobre praticas de “educacao para o consumo” por instituicoes publicas e privadas. O estudo se fundamenta na Teoria das Representacoes Sociais de Serge Moscovici e toma como suporte para discussao os sistemas de comunicacao. Trata-se de um estudo de natureza documental. Foi feita uma analise de informativos digitais (blogs, sites, redes sociais) e impressos disponibilizados pelas instituicoes a comunidade usuaria das escolas e ao publico em geral. Analisamos 431 imagens em 46 (quarenta e seis) enderecos eletronicos (sites, blogs, redes de relacionamento), alem de 87 (oitenta e sete) informativos impressos. Os resultados revelaram indicios dos sistemas de propagacao e propaganda nos discursos circulantes relacionados a educacao para o consumo. As diferentes formas de comunicacao utilizadas pelas escolas tem uma feicao contraditoria. Por meio de diferentes mecanismos de comunicacao, a escola tem problematizado e questionado algumas praticas de consumo, assim como, tem contribuido para fortalecer e incentivar outras. As representacoes sociais de consumo sao incorporadas as praticas pedagogicas atraves de sua acomodacao aos discursos pedagogicos. Face aos resultados da pesquisa sinalizamos para o papel das instituicoes formadoras de professores a fim de que incorporem a discussao e problematizacao do consumo aos componentes curriculares dos cursos. Keywords : Education for consumption, Social representations, Communication systems. Palavras-chave : Educacao para o consumo, Representacoes sociais, Sistemas de Comunicacao. References BECK, Dinah Quesada. Com que roupa eu vou? Embelezamento e consumo na composicao dos uniformes escolares infantis. 2012. 280f. Tese (Doutorado em Educacao). Faculdade de Educacao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. BRAGA, C. A tipologia das representacoes sociais e os atos comunicativos: o caso da reserva indigena Raposa Serra do Sol (2005-2009). Ciberteologia Revista de Teologia & Cultura . Ano VII, n. 35. 2011. p 57-69. CANTELLI, Valeria Cristina Borsato. Procedimentos utilizados pelas familias na educacao economica de seus filhos . 2009. 240f. Tese (Doutorado em Educacao). Universidade Estadual de Campinas, Sao Paulo, 2009. COSTA, Marisa Vorraber. Escola e consumo. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). A Educacao na Cultura da Midia e Consumo . Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. p.76-78. FIGUEIREDO, Milene dos Santos. Professor... as criancas ja ligaram a TV... e vc? 2007. 166f. Dissertacao (Mestrado em Educacao). Centro de Educacao, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007. MOSCOVICI, Serge. A psicanalise, sua imagem e seu publico . Petropolis [RJ]: Vozes, 2012. MOSCOVICI, Serge. Representacoes sociais : investigacoes em psicologia social. 5. ed. Petropolis [RJ]: Vozes, 2007. SANTOS, Nubia de Oliveira. Infância, praticas culturais e consumo : um olhar sobre criancas e adultos numa escola publica. 2005. 131f. Dissertacao (Mestrado em Educacao). Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. VALA, Jorge. Representacoes sociais e psicologia social do conhecimento quotidiano. In: VALA, J.; MONTEIRO, M. B. (Orgs.). Psicologia social . Lisboa: Fundacao Calouste Gulbekian, 2006. p. 457-501. VALENCA, Marcos Moraes. Escola : industria cultural ou espaco do prazer cultural? 2000. 123f. Dissertacao (Mestrado em Educacao) - Programa de Pos-Graduacao em Educacao, Centro de Educacao, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000.

Referência(s)