
Performance pedagógica de tutores na educação a distância
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14244/198271992469
ISSN1982-7199
AutoresRogério Tubias Schraiber, Elena María Mallmann,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoAbstract This article deals with a study about the pedagogical performance of the group of tutors of the Undergraduate Program of Professors for Professional Education, the Special Program of Graduation (PEG), of the Open University of Brazil (UAB) at the Federal University of Santa Maria (UFSM). The objective is to approach pedagogical performance as a process of profound and complex transformation that provides innovation in the teaching-learning process, from the networked educational technologies, in the context of Distance Education tutoring (EAD). It is a methodological procedure of critical and reflexive analysis on the pedagogical performance of said group of tutors in the period between 2016 and 2017. The concept of pedagogical performance is defined as being what tutors perform to practice tutoring and the concept of technological-pedagogical fluency as the knowledge regarding the integration of technological resources into educational purposes. In addition, the actions that the group of tutors developed in their performance are analyzed. As a result, both technological and pedagogical fluency and innovation are basic principles of tutors’ pedagogical performance. Conclusively, it is emphasized the need of the tutors group to increase their levels of technological-pedagogical fluency so that it is possible to innovate in pedagogical actions, enhancing the teaching-learning process. Resumo Este artigo trata de um estudo sobre a performance pedagogica do grupo de tutores do Curso de Graduacao de Professores para Educacao Profssional, do Programa Especial de Graduacao (PEG), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Objetiva-se abordar a performance pedagogica como um processo de transformacao profundo e complexo que proporciona inovacao no processo ensino--aprendizagem, a partir das tecnologias educacionais em rede, no contexto da tutoria na Educacao a Distância (EAD). Trata-se de um procedimento metodologico de analise critica e reflexiva sobre a performance pedagogica do referido grupo de tutores no periodo compreendido entre os anos de 2016 e 2017. Define-se o conceito de performance pedagogica como aquilo que os tutores realizam para exercer a tutoria e o conceito de fluencia tecnologico-pedagogica como o conhecimento em relacao a integracao de recursos tecnologicos com finalidades educacionais. Alem disso, analisam-se as acoes que o grupo de tutores desenvolve na sua performance. Como resultado, constata-se que tanto a fluencia tecnologico-pedagogica quanto a inovacao sao principios basicos da performance pedagogica dos tutores. Conclusivamente, enfatiza-se a necessidade do grupo de tutores ampliarem os seus niveis de fluencia tecnologico-pedagogica para que seja possivel inovar em acoes pedagogicas, potencializando o processo ensino-aprendizagem. Keywords : Pedagogical performance, Technological-pedagogical fluency, Innovation, Tutor. Palavras-chave : Performance pedagogica, Fluencia tecnologico-pedagogica, Inovacao, Tutor. References ABEGG, Ilse; DE BASTOS, Fabio da Purificacao; MALLMANN, Elena Maria. Tutoria e Monitoramento Eletronico das Atividades de Estudo em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. ABED , Santa Maria, 2010. Disponivel em: Acesso em 17 set 2017. AMARAL, Sergio Ferreira do; AMIEL, Tel. Nativos e imigrantes: Questionando o conceito de Fluencia Tecnologica Docente. Revista Brasileira de Informatica da Educacao , Campinas, SP, v. 21, n. 3, p. 1-11, dez. 2013. Disponivel em: . Acesso em 21 dez 2016. BIANCALANA, Gisela Reis. Corpos em Performance : o processo formativo e o aspecto improvisacional dos trovadores gauchos e dos atores. 2010. 325f. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pos-Graduacao em Artes, do Instituto de Artes da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. CONTE, Elaine. Aporias da performance na educacao . 2012. 283f. Tese (Doutorado em Educacao) - Programa de Pos-Graduacao em Educacao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educacao: Porto Alegre, 2012. CONTE, Elaine. Tempo e performance no trabalho docente. Revista Educacao , Santa Maria, v. 39, n. 31, p. 541-552, set./dez. 2014. Disponivel em: . Acesso em: 15 fev 2017. CORREA, Juliane. Sociedade da informacao, globalizacao e educacao a distância . Rio de Janeiro: Senac, 2005. ELLIOTT, Mark. Stigmergic Collaboration: The Evolution of Group Work. M/C Journal , 9.2 (2006). 04 Aug. 2016. Disponivel em: . Acesso em: 03 ago 2016. HARTMANN, Luciana. A Memoria na Pele: performances narrativas de contadores de ‘causos’. Ilha - Revista de Antropologia , Florianopolis, v. 9, n. 1, 2 (2007), p. 215-245, 2009. Disponivel em: . Acesso em: 10 mar 2017. ICLE, Gilberto. Para apresentar a Performance a Educacao. Educacao & Realidade , Porto Alegre, v. 2, n. 35. p. 11-22, maio/ago. 2010. Disponivel em: . Acesso em: 18 abr 2017. ICLE, Gilberto. Da performance na educacao: perspectivas para a pesquisa e a pratica. In: PEREIRA, Marcelo de Andrade (org). Performance e Educacao : (des)territorializacoes pedagogicas. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. ICLE, Gilberto; BONATTO, Monica Torres; PEREIRA, Marcelo de Andrade. Apresentacao-Performance e Escola. Cadernos CEBES , Campinas, v.37, n. 101, p. 1-4, Jan./Abr. 2017. Disponivel em: . Acesso em: 10 abr. 2017. MALLMANN, Elena Maria; JACQUES, Juliana Sales. Recurso Didatico Digital: complexidade da performance docente na producao (hiper)textual. Texto Digital , Florianopolis, Santa Catarina, Brasil, v. 11, n. 2, p. 53-70, jul./dez. 2015. Disponivel em: . Acesso em: 18 fev. 2017. MIT MEDIA LAB. Fluencia Tecnologica . Traducao de Tereza Martinho Marques. Azeitao, Setubal, Portugal. Disponivel em: . Acesso em: 06 jul. 2017. PEREIRA, Marcelo de Andrade (org). Performance e Educacao : (des)territorializacoes pedagogicas. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. PEREIRA, Marcelo de Andrade; BOLZAN, Doris Pires Vargas; HENZ, Celso Ilgo. Editorial-Revista Educacao. Educacao - Revista do Centro de Educacao/ UFSM, Santa Maria, v. 39, n. 3, p. 473-476, set./dez. 2014. Disponivel em: . Acesso em: 18 abr. 2017. SALGADO, Tiago Barcelos Pereira. Perfomance. Dispositiva - Revista do programa de Pos-Graduacao em Comunicacao Social da Faculdade de Comunicacao e Artes da PUC Minas, v.2, n.2, p. 74-90, 2014: (novembro, 2013 – junho, 2014). Disponivel em: . Acesso em: 25 jan. 2017. SCHECHNER, Richard. O que e Performance. O Percevejo . Rio de Janeiro: UNIRIO, ano 11, numero 12, 2003. Disponivel em: . Acesso em: 02 fev. 2017. SCHECHNER, Richard; ICLE, Gilberto; PEREIRA, Marcelo de Andrade. O que pode a performance na educacao? Uma entrevista com Richard Schechner. Educacao & Realidade , v. 2, n. 35. p. 23-35, maio/ago 2010. Disponivel em: . Acesso em: 11 mar. 2016. SCHNEIDER, Daniele da Rocha. Pratica dialogico-problematizadora dos tutores na UAB/UFSM : fluencia tecnologica no Moodle . 2012. 204f. Dissertacao (Mestrado em Educacao), Programa de Pos-Graduacao em Educacao, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
Referência(s)