Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Perfil socioeconômico dos estudantes demandantes e atendidos pela assistência estudantil no Instituto Federal Fluminense Campos-Centro

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14244/198271992341

ISSN

1982-7199

Autores

Jonis Manhães Sales Felippe,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Abstract This article presents the results of a quantitative research on the profile of students enrolled and selected in the selective processes for student assistance at the Instituto Federal Fluminense Campos-Centro, Brazil, in the years 2015 and 2016. The information on the questionnaires was systematized, analyzed and compared, among which: per capita income, occupational insertion of household responsibles, composition and work capacity of the family, race, school of origin of the students, education of the responsible and situations with impact on income. After the presentation, these data are discussed in view of recent academic productions about social policies and national data on poverty and unemployment, which signals the process of worsening of living conditions of students in parallel to the increase in demand and to the focalization of services to increasingly poor publics. More than the portrait of a particular situation, it is intended to provide, through this work, subsidies for the refinement of the effectiveness of student assistance from the necessary debate about its importance and scope. Resumo Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa quantitativa sobre o perfil dos estudantes inscritos e selecionados nos processos seletivos de assistencia estudantil do Instituto Federal Fluminense campus Campos-Centro, Brasil, nos anos de 2015 e 2016. Foram sistematizadas, analisadas e comparadas informacoes presentes nos questionarios respondidos nas inscricoes para os beneficios, tais como: renda per capita, insercao ocupacional dos responsaveis, composicao e capacidade de trabalho da familia, raca, origem escolar dos discentes, escolaridade do responsavel e situacoes com impacto sobre a renda. Apos a exposicao, esses dados sao discutidos a partir de producoes academicas recentes acerca das politicas sociais e de dados nacionais sobre pobreza e desemprego, o que sinaliza para um processo de agravamento das condicoes de vida dos estudantes em paralelo ao aumento da demanda e a focalizacao dos servicos para publicos cada vez mais pobres. Mais do que o retrato de uma situacao particular, pretende-se oferecer, por meio deste trabalho, subsidios para o aprimoramento da efetividade da assistencia estudantil a partir do debate necessario sobre sua importância e sua abrangencia. Palavras-chave : Educacao, Nivel socioeconomico, Assistencia ao estudante. Keywords : Education, Socioeconomic level, Student assistance. References BANCO MUNDIAL. La ensenaza superior : las lecciones derivadas de la experiencia. Estados Unidos: Banco Internacional de Reconstrucao e Fomento, 1994. BANCO MUNDIAL. Construir sociedades de conocimiento : nuevos desafios para la educacion terciaria. Estados Unidos: Banco Internacional de Reconstrucao e Fomento, 2002. BEHRING, E.; BOSCHETTI, I. Politica social : fundamentos e historia. Sao Paulo: Cortez, 2010. BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado , Brasilia: Presidencia da Republica, 1995. BRASIL. Decreto no 7.234/2010 . Dispoe sobre o Programa Nacional de assistencia estudantil (PNAES). Disponivel em: . Acesso em 06 de janeiro de 2015. BRASIL. Lei 12.711 de 2012 . Dispoe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituicoes federais de ensino tecnico de nivel medio e da outras providencias. Disponivel em: . Acesso em 05 de marco de 2016. BRASIL. Gastos diretos do governo . 2017. Disponivel em: . Acesso em 06 de junho de 2017. CAMPOS DOS GOYTACAZES. Lei Municipal no 8.615 de 2015 . Altera a Lei Municipal no 7.956, de 14 de novembro de 2007, e da outras providencias. Disponivel em: . Acesso em 05 de junho de 2017. DUMARESQ, Z. Analise da politica de assistencia estudantil no âmbito Instituto Federal do Ceara – campus de Fortaleza – sob o olhar dos discentes . 2014. 119 f. Dissertacao (mestrado profissional em Politicas Publicas e Gestao da Educacao Superior) – Universidade Federal do Ceara, Fortaleza, 2014. FELIPPE, J. Capitalismo e trabalho: conexoes entre a informalidade e a formalidade no Brasil. Magistro . Rio de Janeiro, v. 1, n. 9, p. 12-25, 2014. FELIPPE, J. Crescimento da oferta e a permanencia dos estudantes: o debate sobre a assistencia estudantil e os desafios da educacao superior publica no Brasil. Revista Cocar . Belem, v. 10, n. 20, p. 113-130, 2016. FLACH, S. O direito a educacao e sua relacao com a ampliacao da escolaridade obrigatoria no Brasil. Ensaio : avaliacao e politicas publicas em educacao. Rio de Janeiro, v. 17, n. 64, p. 495-520, 2009. FONAPRACE. Perfil socioeconomico e cultural dos estudantes das universidades federais brasileiras . Brasilia: FONAPRACE, 2011. FREIRE, S. Politicas sociais para a pobreza: a pobreza das politicas. In: SOUZA, G. (Org.) O Social em perspectiva : Politicas, trabalho, Servico Social. Maceio: EDUFAL, p. 47-61, 2013. IBGE. Sintese de Indicadores Sociais : uma analise das condicoes de vida da populacao brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilios Continua - PNAD Continua . Disponivel em: . Acesso em 14 de julho de 2017. NASCIMENTO, A. Uma analise das acoes de assistencia estudantil no contexto do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia de Sergipe . 2014. 153 f. Dissertacao (mestrado em Servico Social) – Universidade Federal do Sergipe, Sao Cristovao, 2014. NETTO, J. P. Uma face contemporânea da barbarie. In: SOUZA, G. (Org.). O Social em Perspectiva : politicas, trabalho, servico social. Maceio: EDUFAL, p. 12-45, 2013. NETTO, J. P.; BRAZ, M. Economia politica : uma introducao critica. Sao Paulo: Cortez, 2010. PERONI, V. Politica educacional e o papel do Estado no Brasil dos anos 1990 . Sao Paulo: Xama, 2003. PINTO, G. A politica de assistencia estudantil da UFF em duas faces : a institucionalidade dos processos e as perspectivas da demanda estudantil. 2015. 266 f. Tese (doutorado em Servico Social) – Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. VARGAS, M. Ensino Superior, assistencia estudantil e mercado de trabalho: um estudo com egressos da UFMG. Avaliacao . Campinas, Sorocaba: Universidade de Sorocaba, v. 16, n. 1, p. 149-163, 2011. ZAGO, N. Do acesso a permanencia no ensino superior: percursos de estudantes universitarios de camadas populares. Revista Brasileira de Educacao. v. 11, n.32, p. 149-163, 2006.

Referência(s)