Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A juventude estudantil moderna na confluência da contemporaneidade

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14244/198271992072

ISSN

1982-7199

Autores

Dorgival Gonçalves Fernandes,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Abstract This paper, elaborated as part of our research developed in the postdoctoral internship at the College of Education at the University of Sao Paulo, Brazil, aims to think the constitution of the student youth in the context of social, political and cultural transformations that mark the contemporaneity, considering it as a period of crisis, transition and alleged ruptures. Theoretically it takes as inspiration the thought of Michel Foucault, focusing in the notion of discipline, governmentality and subjectivation. In its elaboration, we evidenced some constitutive traces of the student youth in the modernity and in the confluence of it with the present time characterization, we discussed the youth conceptualization from the student condition, demarked in the 1960’s contestatory movements, and, lastly, we pointed out the implications brought by the mutations which affect and constitute the contemporaneity, problematizing some of the new challenges that affects the formation and the governing of the student youth in the plan of the educational policies and in the schooling field in modern temporality. Resumo Este artigo, elaborado como parte da nossa pesquisa desenvolvida no Estagio de Pos-doutorado na Faculdade de Educacao da Universidade de Sao Paulo, Brasil, tem por objetivo pensar a constituicao da juventude estudantil no contexto de transformacoes sociais, politicas e culturais que marcam a contemporaneidade, considerando-a como um tempo de crise, transicao e supostas rupturas. Teoricamente toma como inspiracao o pensamento de Michel Foucault, centrando-se nas nocoes de disciplina, governamentalidade e subjetivacao. Na sua elaboracao, evidenciamos alguns tracos constituintes da juventude estudantil na modernidade e na confluencia desta com as caracterizacoes do tempo presente, discutimos a conceituacao de juventude a partir da condicao de estudante, demarcada nos movimentos contestatorios da decada de 1960 e, por fim, assinalamos as implicacoes trazidas pelas mutacoes que afetam e constituem a contemporaneidade, problematizando-se alguns dos desafios novos que tem afetado a formacao e o governo da juventude estudantil no plano das politicas educacionais e no campo escolar na temporalidade atual. Keywords : Youth, Student, Discipline, Michel Foucault Palavras-chave : Juventude, Estudante, Disciplina, Michel Foucault. References ABRAMO, Helena W. Consideracoes sobre a tematizacao da juventude no Brasil. In: FAVERO, Osmar [et al.] (Orgs.) Juventude e contemporaneidade . Brasilia: UNESCO, MEC, ANPED, 2007, p. 73-90. ALMEIDA, Felipe Q. de; GOMES, Ivan M.; BRACHT, Valter. Bauman & a educacao . Belo Horizonte: Autentica, 2009. AQUINO, Julio R. Groppa. A desordem na relacao professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio R. Groppa (Org.). Indisciplina na escola : alternativas teoricas e praticas. Sao Paulo: Summus, 1996. ARIES, Philippe. Historia social da crianca e da familia . Traducao de Dora Flaksman. 2a ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade liquida . Traducao de Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. BAUMAN, Zygmunt. Vida liquida. Traducao de Carlos A. Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. CARDOSO, Ruth; SAMPAIO, Helena. Bibliografia sobre a juventude . Sao Paulo: EdUSP, 1995. CARON, Jean-Claude. Os jovens na escola: alunos de colegios e liceus na Franca e na Europa (fim do seculo XVIII - fim do seculo XIX). In: LEVI, Giovanni; SCHMITT, Jean Claude (orgs.). Historia dos jovens . Traducao de Nilson Moulim, Claudio Marcondes e Paulo Neves. Sao Paulo: Companhia das Letras, Vol. II, 1996. CASTRO, Edgardo. Vocabulario de Foucault : Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Traducao de Ingrid M. Xavier. Belo Horizonte: Autentica, 2009. DEACON, R.; PARKER, B. Escolarizacao dos cidadaos ou civilizacao da sociedade? In: SILVA, Luiz Heron da (Org.). A escola cidada no contexto da globalizacao . 2a. ed. Petropolis: Vozes, 1998, p.138-153. DELEUZE, Gilles. Conversacoes . Traducao de Peter Pal Pelbart. Rio de Janeiro: 34, 1992. DUBET, Francois. Quando o sociologo quer saber o que e ser professor. Entrevista concedida a Angelina T. Peralva e Marilia P. Sposito. Traducao de Ines R. Bueno. Revista Brasileira de Educacao, no 5, Mai/Jun/Jul/Ago, 1997; no 6, Set/Out/Nov/Dez, 1997. FORACCHI, Marialice. O estudante e as transformacoes da sociedade brasileira . Sao Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1965. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir : Nascimento da prisao. Traducao de Raquel Ramalhete. Petropolis: Vozes, 1987. FOUCAULT, Michel. Historia da sexualidade I : A vontade de saber. Traducao de Maria T. da C. Albuquerque e J. A. Ghilhon Albuquerque. 21a reimpressao. Rio de Janeiro: Graal, 1988. FOUCAULT, Michel. O que e a critica? Traducao de Gabriela L. Borges. In: Espaco Michel Foucault, 1990. Disponivel em: http://michel-foucault.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/critica.pdf. Acesso em: 23 de novembro de 2014. FOUCAULT, Michel. Historia da sexualidade II: O uso dos prazeres. Traducao de Maria Thereza da C. Albuquerque. 13a ed., Rio de Janeiro: Graal, 1984. GIDDENS, Anthony. Admiravel Mundo Novo: o novo contexto da politica. In: Cadernos CRH . Salvador, n.21, julho/dezembro, 1994. GREEN, Bill; BIGUN, Chris. Alienigenas na sala de aula. In: SILVA, Tomaz T. da (Org.). Alienigenas em sala de aula : Uma introducao aos estudos culturais em educacao. Traducao de Tomaz T. da Silva. Petropolis: Vozes, 1995. LEVI, Giovanni; SCHMITT, Jean Claude (orgs.). Historia dos jovens . Traducao de Nilson Moulim, Claudio Marcondes e Paulo Neves. Sao Paulo: Companhia das Letras, Vol. I e II, 1996. MANNHEIM, Karl. O problema sociologico das geracoes. Traducao de Claudio Marcondes. In: Marialice M. Foracchi (org), Karl Mannheim : Sociologia. S ao Paulo: Atica, 1982, p. 67-95. MORTADA, Samir Perez. De jovem a estudante: Apontamentos criticos. Psicologia & Sociedade, n. 21, v. 3, 2009, p. 373-382. NASCIMENTO, Milton. Morro Velho. In: NASCIMENTO, Milton. Travessia . Rio de Janeiro: Ritmos/Codil, 1967,1 Disco LP, faixa 6. O, Jorge Ramos do. O governo do aluno na modernidade. In: Revista Educacao – Especial Foucault pensa a educacao. N. 03. Segmento, 2007. OLIVEIRA, Ines B. de. Boaventura & a educacao . Belo Horizonte: Autentica, 2006. PERALVA, Angelina T. O jovem como modelo cultural. In: FAVERO, Osmar et al. (Orgs.) Juventude e contemporaneidade . Brasilia: UNESCO, MEC, ANPED, 2007, p. 13-27. PERALVA, Angelina T.; SPOSITO, Marilia Pontes. Editorial. In: PERALVA, Angelina T.; SPOSITO, Marilia P. (Orgs.). Juventude e contemporaneidade. Revista Brasileira de Educacao, Sao Paulo , no 5, Mai/Jun/Jul/Ago, 1997; no 6, Set/Out/Nov/Dez, 1997. PERRENOUD, Philippe. Oficio de aluno e sentido do trabalho escolar . Traducao de Julia Ferreira. Porto: Porto, 1995. PIGNATELLI, Frank. Que Posso Fazer? Foucault e a Questao da Liberdade e da Agencia Docente. In: SILVA, Tomaz T. da (org.). O sujeito da educacao : Estudos Foucaultianos. Petropolis: Vozes, 1994. ROMANELLI, Otaiza de O. Historia da Educacao no Brasil . 14a ed., Petropolis: Vozes, 1991. SILVA, Tomaz T. da. Adeus as metanarrativas educacionais. In: SILVA, Tomaz T. da (org.). O sujeito da educacao : Estudos Foucaultianos. Petropolis: Vozes, 1994. SPOSITO, Marilia P. (coord.). Juventude e escolarizacao (1980/1998). Serie Estado do conhecimento , numero 7, Brasilia, MEC/INEP/Comped, 2002. SPOSITO, Marilia P.; TARABOLA, Felipe de S. Entre luzes e sombras: o passado imediato e o futuro possivel da pesquisa em juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educacao , v. 22, n. 71, 2017. TEDESCO, Juan C. O novo pacto educativo : educacao, competitividade e cidadania na sociedade moderna. Traducao de Otacilio Nunes. Sao Paulo: Atica, 1998. VARELA, Julia. Categorias espaco-temporais e socializacao escolar: do individualismo ao narcisismo. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Escola basica na virada do seculo : cultura, politica e curriculo. Sao Paulo: Cortez, 1999. p. 73-106. VEIGA-NETO, Alfredo. Gubernamentalidad y educacion. Revista Colombiana de Educacion , n. 65, segundo semestre de 2013, Bogota, Colombia. pp. 19-42.

Referência(s)