
Influências Estrangeiras, Identidade Nacional e Educação: um estudo da obra de Dostoiévski e de Machado de Assis
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14244/198271992578
ISSN1982-7199
AutoresLuís Henrique de Freitas Calabresi,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoAbstract This paper aims at analysing the cultural influence exerted by pedagogical conceptions from Western Europe over Russia and Brazil in the second half of the 19th century. This analysis was based on the novel Notes from the Underground by Dostoevsky, and the short stories O Espelho and Verba Testamentaria which are included in the short stories collection called Papeis Avulsos, by Machado de Assis. These literary works, in which the subject of this paper is portrayed, were contextualized and analysed in relation to other historical sources. It was concluded that the Western European cultural in?uence, specifically in its educational aspect, was a requirement for Russia and Brazil in the 19th century, aiming at overcoming their backwardness in relation to the developments of the central capitalist countries. However, the in?ux of these conceptions also promoted a series of distortions, such as the development of an inferiority complex, moral degradation and a strong desire for overcoming the European models with the goal of affirming their original national identities. Resumo Este artigo tem por objetivo analisar a influencia cultural exercida por concepcoes pedagogicas oriundas da Europa ocidental sobre a Russia e o Brasil na segunda metade do seculo XIX. Esta analise foi realizada tendo como base a novela Memorias do Subsolo de Dostoievski e os contos O Espelho e Verba Testamentaria, que fazem parte da coletânea de contos intitulada Papeis Avulsos, de Machado de Assis. Estas obras literarias, nas quais a problematica deste artigo e representada, foram contextualizadas e analisadas em relacao a outras fontes historicas. Concluiu-se que a in?uencia cultural europeia ocidental, especificamente de carater educacional, era uma necessidade para a Russia e para o Brasil no seculo XIX com vistas a superacao de seu atraso em relacao aos desenvolvimentos dos paises centrais do capitalismo. No entanto, o in?uxo destas concepcoes tambem proporcionou o surgimento de uma serie de distorcoes, como o desenvolvimento de um complexo de inferioridade, degradacao moral e um forte desejo de superacao dos modelos europeus com o objetivo de afirmacao de uma identidade nacional original. Keywords : Brazil, Russia, Literature, Education. Palavras-chave : Brasil, Russia, Literatura, Educacao. References ASSIS, Machado de. Contos : uma antologia. Selecao, introducao e notas de John Gledson. Sao Paulo: Companhia das Letras, 2004. v. I. BLACK, Cyril; SETON-WATSON, Hugh. The nature of Imperial Russian society. In: RIHA, Thomas (Editor). Readings in Russian civilization . v. II, Imperial Russia, 1700-1917. Chicago, London: The University of Chicago Press, 1969. p. 479-500. BUCHER, Greta. Daily life in Imperial Russia . Westport, London: Greenwood Press, 2008. CHALHOUB, Sidney; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (org.) A Historia contada : capitulos da historia social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. COSTA, Emilia Viotti da. Da monarquia a republica : momentos decisivos. 7. ed. Sao Paulo: Ed. UNESP, 1999. COSTA, Emilia Viotti da. Da senzala a colonia . 4. ed. Sao Paulo: Fundacao Editora da UNESP, 1998. DOSTOIEVSKI, Fiodor. Memorias do subsolo . Traducao de Boris Schnaiderman. Sao Paulo: Ed. 34, 2000. FRANK, Joseph. Dostoievski : As sementes da revolta, 1821 a 1849. Traducao de Vera Pereira. Sao Paulo: Editora da Universidade de Sao Paulo, 2008. FRANK, Joseph. Dostoevsky : The stir of liberation, 1860-1865. Princeton: Princeton University Press, 1986. GLEDSON, John. A historia do Brasil em Papeis Avulsos de Machado de Assis. In: CHALHOUB, Sidney e PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda (org.). A Historia contada : capitulos da historia social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. p. 15-33. GLEDSON, John. Os contos de Machado de Assis: o machete e o violoncelo. Traducao de Fernando Py. In: ASSIS, Machado de. Contos: uma antologia, volume I. Selecao, introducao e notas John Gledson. Sao Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 15-55. MANACORDA, Mario Alighiero. Historia da Educacao : da Antiguidade aos nossos dias. Traducao de Gaetano Lo Monaco; revisao da traducao de Rosa dos Anjos Oliveira e Paolo Nosella. 8. ed. Sao Paulo: Cortez, 2000. McCLELLAND, James C. Autocrats and academics, education, society and culture in Tsarist Russia . Chicago, London: The University of Chicago Press, 1979. ROMANELLI, Otaiza de Oliveira. Historia da educacao do Brasil (1930/1973) . Petropolis: Editora Vozes, 1986. SAVIANI, Dermeval. Historia das ideias pedagogicas no Brasil . Campinas: Autores Associados, 2010. SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas : forma literaria e processo social nos inicios do romance brasileiro. 5. ed. Sao Paulo: Duas Cidades, 2000. SCHWARZ, Roberto. Duas meninas . Sao Paulo: Companhia das Letras, 1997.
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