Artigo Acesso aberto

MARKETING DIGITAL DA ZOEIRA: A REPRODUÇÃO DOS MEMES EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS PARA REDES SOCIAIS

2018; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2018.145088

ISSN

1982-1689

Autores

Gleiciane Rolin de Oliveira, Beatriz Silva Goes,

Tópico(s)

Digital Communication and Language

Resumo

O presente artigo trata das estratégias do marketing digital em forma de zoeira, presentes em posts nas redes sociais. Busca-se analisar o uso de memes em peças publicitárias e as tendências do marketing digital nas redes sociais. Analisou-se os casos do Ovomaltine, envolvendo as marcas McDonald's, Bob’s, Burger King, Giraffas e Philips Walita e o caso da Friboi antes e depois da operação carne fraca. Conclui-se que apesar da zoeira, para que os memes se tornem peças-chave para a publicidade é necessário o bom senso e o uso da coerência as estratégias propostas pelo marketing digital no ambiente da internet.

Referência(s)