Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A potencialidade interdisciplinar entre áreas do conhecimento

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 10; Issue: 21 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2018v10n21p237-258

ISSN

2175-6600

Autores

Alice Lemos Costa, Suziane Alves Barcellos, Loraine Rodrigues Jardim,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Buscando analisar a aplicabilidade do método interdisciplinar, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica em materiais didáticos, dispostos na rede de ensino público, assim como a aplicação de questionários com alunos do ensino médio. O tema central para a interpretação de dados analíticos interdisciplinares foi a disciplina de Física, lecionada entre os anos finais do ensino fundamental e ao longo do ensino médio. Os dados obtidos mostraram que há uma ampla gama de conteúdos interdisciplinares que podem ser trabalhados desde o ensino fundamental até o médio, como a estrutura do átomo, estados físicos da matéria, temperatura e operações matemáticas. Áreas das ciências naturais que trabalham moléculas, partículas, estruturas biológicas e suas interações com o meio, estão entrelaçadas dentro das ciências exatas, humanas e linguagens. Dessa forma, tópicos contextuais trabalhados durante o processo de escolarização, emergem para o potencial interdisciplinar.

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