Artigo Acesso aberto

Por um desemaranhamento do contraponto

2018; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20504/opus2018b2401

ISSN

1517-7017

Autores

Maurício De Bonis,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

A diversidade das propostas e soluções pedagógicas agrupadas em torno do que se veio a denominar contraponto no ensino musical não elimina um risco comum a grande parte delas, sempre que a falta de clareza sobre um sistema de referência bem definido compromete sua efetividade. O repertório referencial declarado nem sempre é suficiente para sanar tal incongruência, uma vez que muitas das estratégias pedagógicas mais comuns se situam em diametral incompatibilidade com o pensamento musical da época evocada. Faz-se necessária uma revisão crítica dos tratados mais utilizados sob a luz da precisão da abordagem do sistema musical empregado – de cada especificidade referencial dentro dos universos modal e tonal. Da mesma forma, a proposta do ensino por espécies pede uma reavaliação crítica, assim como o exigem as soluções propostas nos tratados que não utilizam essa metodologia. Nesse ponto, reivindicamos uma proposta conceitual de Arnold Schoenberg para uma distinção entre o pensamento homofônico e o pensamento polifônico na música tonal, para expandi-la de modo a revelar apontamentos sobre a especificidade do pensamento melódico e contrapontístico na música modal. Pode-se, assim, embasar uma discussão crítica sobre quais seriam de fato as funções e a efetividade de uma proposta pedagógica dessa ordem na formação musical hoje.Nesse ponto, reivindicamos uma proposta conceitual de Arnold Schoenberg para uma distinção entre o pensamento homofônico e o pensamento polifônico na música tonal, para expandi-la de modo a revelar apontamentos sobre a especificidade do pensamento melódico e contrapontístico na música modal. Pode-se assim embasar uma discussão crítica sobre quais seriam de fato as funções e a efetividade de uma proposta pedagógica dessa ordem na formação musical hoje.

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