Tipologia textual e ensino de língua
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14393/dl35-v12n3a2018-1
ISSN1980-5799
Autores Tópico(s)Linguistic Studies and Language Acquisition
ResumoConsiderando que o dizer sempre se faz por meio de categorias de textos (tipos, subtipos, gêneros, espécies) e que o objetivo do ensino de língua é desenvolver a competência comunicativa (capacidade de produzir e compreender textos em situações específicas de interação comunicativa) e que então o ensino de língua precisa estar necessariamente vinculado a estas categorias de texto, considerando suas características, este artigo objetiva auxiliar o professor no uso da tipologia textual para o ensino de língua. Para isso apresenta um referencial teórico sobre tipologia que busca instrumentalizar o professor na organização de um ensino centrado em tipologia e a seguir comenta aspectos fundamentais na relação entre tipologia e ensino de língua e finalmente apresenta exemplos que objetivam mostrar ao professor como concretizar a teoria em atividades de ensino.
Referência(s)