
Efeito de uma intervenção educativa na gravidez: ensaio clínico randomizado em cluster
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 31; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1982-0194201800041
ISSN1982-0194
AutoresSheyla Costa de Oliveira, Ana Fátima Carvalho Fernandes, Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, Lorena Barbosa Ximenes, Luciana Pedrosa Leal, Ana Márcia Tenório de Souza Cavalcanti, Marcos Venicíos de Oliveira Lopes,
Tópico(s)Food Security and Health in Diverse Populations
ResumoResumo Objetivo Avaliar os efeitos de uma intervenção educativa no conhecimento, na atitude e na prática das gestantes sobre o uso dos alimentos regionais. Métodos Ensaio clínico controlado randomizado em cluster, unicego, com dois grupos paralelos. O estudo foi realizado no período de janeiro a setembro de 2013. Alocação randômica dos conglomerados foi definida pelo processo de alocação aleatória simples. Na ocasião foi utilizado um sorteio entre os conglomerados/cluster e depois foi realizada uma alocação aleatória para escolha das USs. Desta maneira, o conglomerado A fez parte do GI e o conglomerado B do GC. Participaram 91 gestantes no GI (cartilha educativa) e 94 gestantes no GC (consulta pré-natal de risco habitual). Resultados O efeito da cartilha educativa no grupo de intervenção apresentou significância estatística (p<0,001) no sétimo e trigésimo dia pós-intervenção, quando comparados com o grupo controle e aumento da prevalência com adequabilidade do conhecimento, atitude e prática quanto ao uso dos alimentos regionais. Conclusão A cartilha educativa foi uma intervenção eficaz para melhorar o conhecimento, atitude e prática das gestantes quanto ao uso dos alimentos regionais. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC): RBR 7mhyzt.
Referência(s)