
A interação paisagem/jardim na educação do olhar e na conservação do patrimônio / The landscape/garden interaction for the look education and heritage conservation
2018; UNESP; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1808-1967
Autores Tópico(s)Urban Arborization and Environmental Studies
ResumoPensar a paisagem deve ser o principio basico da concepcao do projeto paisagistico. Isso se evidencia nos depoimentos do paisagista Roberto Burle Marx sobre os jardins do Recife, na decada de 1930. Apesar da expressividade de sua obra no Brasil e no exterior, esse conhecimento paisagistico foi pouco assimilado nas escolas brasileiras de arquitetura para uma educacao do olhar paisagistico. Notam-se avancos teoricos e tecnicos na restauracao de jardins historicos, e na inclusao da paisagem cultural carioca como patrimonio da humanidade. Mas, o desafio esta na conservacao desse patrimonio. Apesar de o jardim historico, como um tipo de paisagem cultural, se aproximar mais da tradicao brasileira, sua apropriacao e, consequentemente, sua conservacao ainda e precaria no âmbito do planejamento urbano. Portanto, ha necessidade de aproximar mais a teoria da paisagem a concepcao do projeto paisagistico e a pratica da restauracao dos jardins historicos no desafio da conservacao do patrimonio.
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