
INSPIRAÇÕES DA RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA: POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA DO MEIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v10i2.27523
ISSN2175-5604
AutoresJaqueline Ventura, Francisco Oliveira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
Resumo<p>Este artigo propõe uma reflexão sobre as potencialidades da experiência político-pedagógica das escolas-comunas – primeiros anos de construção do socialismo na Rússia – para o fazer pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Enfatizando as contribuições de Moisey Pistrak e Viktor Nikholae Shulgin, e vinculando-as às particularidades da EJA, o artigo analisa a proposta da pedagogia do meio, que articula as categorias <em>atualidade</em>, <em>autogestão</em> e <em>trabalho</em> e objetiva formar sujeitos capazes de se autodirigirem, de se auto-organizarem e de se comprometerem com a transformação social. Conclui que essa experiência potencializa criativamente as estratégias metodológicas da EJA, em particular ao prover categorias críticas e emancipatórias às especificidades próprias dessa modalidade da Educação Básica brasileira.</p>
Referência(s)