Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: FLORESTAN FERNANDES EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.9771/gmed.v10i2.25955

ISSN

2175-5604

Autores

Julio Hideyshi Okumura,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o pensamento educacional de Florestan Fernandes, no movimento Em Defesa da Escola Pública ocorrido em 1960. Para compreendê-lo, elencamos três pontos: sociologicamente, influenciado por K. Mannheim, Florestan preconizava a aplicação da ciência na formação do cidadão democrático, participante de um momento de desenvolvimento industrial e tecnológico; pedagogicamente, o autor propunha que as relações entre professor e aluno fossem democráticas e em questões políticas, que a verba pública fosse destinada somente à escolar pública. A leitura do autor, mesmo ao passar de 60 anos, certamente nos oferecerá reflexões atualíssimas sobre a educação brasileira e seus dilemas.

Referência(s)