
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: FLORESTAN FERNANDES EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v10i2.25955
ISSN2175-5604
Autores Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO artigo tem como objetivo analisar o pensamento educacional de Florestan Fernandes, no movimento Em Defesa da Escola Pública ocorrido em 1960. Para compreendê-lo, elencamos três pontos: sociologicamente, influenciado por K. Mannheim, Florestan preconizava a aplicação da ciência na formação do cidadão democrático, participante de um momento de desenvolvimento industrial e tecnológico; pedagogicamente, o autor propunha que as relações entre professor e aluno fossem democráticas e em questões políticas, que a verba pública fosse destinada somente à escolar pública. A leitura do autor, mesmo ao passar de 60 anos, certamente nos oferecerá reflexões atualíssimas sobre a educação brasileira e seus dilemas.
Referência(s)