
Sadias diretrizes para rapazes do Dr. Haroldo Shryock: uma analítica da imagem em discurso
2018; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1984-8412.2018v15n2p2962
ISSN1984-8412
AutoresRafael de Souza Bento Fernandes, Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoSob a perspectiva da Análise do Discurso de orientação franco-brasileira, em especial a partir da teoria foucaultiana, objetiva-se compreender como se constitui o objeto do discurso “virilidade” em manual da década de sessenta O môço e seus problemas, do Dr. Shryock (1969), estabelecendo relação com anúncios de campanha publicitária contemporânea da empresa de telefonia móvel Oi e dois posts de páginas de site de relacionamento Facebook, cujos padrões de elementos repetíveis em termos de iconografia do corpo (posturas, gestos, olhares) desvelam efeitos de verdade e de poder sobre o que é ser homem “de verdade”. Conjectura-se que a construção da virilidade, vinculada ao domínio médico, perpassa a apreciação moral (e religiosa) sobre condutas modelares de corpos em vigília, estabelecendo regimes de exclusão de toda sorte que fazem reverberar (regidos por dispositivo da tradição) efeitos de verdade segundo os quais masculinidade é sinônimo de dominância.
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