
Estratégias de fragmentação no cinema contemporâneo: Short Cuts: Cenas da Vida, de Robert Altman, e Elefante, de Gus Van Sant
2018; Programa de Pós Graduação em Comunicação; Volume: 17; Issue: 34 Linguagem: Português
10.5902/2175497726277
ISSN2175-4977
AutoresHenrique Codato, Bárbara Cristina Marques,
Tópico(s)Cinema and Media Studies
ResumoO cinema contemporâneo tem exibido, com considerável frequência, obras cuja estrutura narrativa se revela quebrada, descontínua e dispersa. Observa-se, nesse tipo de cinema, a subtração ou a desativação do fluxo narrativo, da linearidade narrativa, o que vem a promover novas formas de experiência fílmica. Nesse sentido, apresentamos uma breve análise de duas produções norte-americanas – Short Cuts: cenas da vida (Robert Altman, 1993) e Elefante (Gus Van Sant, 2003) – a fim de apontar, na escritura desses filmes, exemplos de estratégias de fragmentação e os diferentes sentidos que tal iniciativa possibilita construir.
Referência(s)