Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estratégias de fragmentação no cinema contemporâneo: Short Cuts: Cenas da Vida, de Robert Altman, e Elefante, de Gus Van Sant

2018; Programa de Pós Graduação em Comunicação; Volume: 17; Issue: 34 Linguagem: Português

10.5902/2175497726277

ISSN

2175-4977

Autores

Henrique Codato, Bárbara Cristina Marques,

Tópico(s)

Cinema and Media Studies

Resumo

O cinema contemporâneo tem exibido, com considerável frequência, obras cuja estrutura narrativa se revela quebrada, descontínua e dispersa. Observa-se, nesse tipo de cinema, a subtração ou a desativação do fluxo narrativo, da linearidade narrativa, o que vem a promover novas formas de experiência fílmica. Nesse sentido, apresentamos uma breve análise de duas produções norte-americanas – Short Cuts: cenas da vida (Robert Altman, 1993) e Elefante (Gus Van Sant, 2003) – a fim de apontar, na escritura desses filmes, exemplos de estratégias de fragmentação e os diferentes sentidos que tal iniciativa possibilita construir.

Referência(s)