Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Por uma pedagogia decolonial na América Latina: Convergências entre a educação popular e a investigação-ação participativa

2018; Arizona State University; Volume: 26; Linguagem: Português

10.14507/epaa.26.3424

ISSN

1068-2341

Autores

João Colares da Mota Neto,

Tópico(s)

Latin American Cultural Politics

Resumo

O artigo analisa possibilidades de convergência entre a educação popular e a investigação-ação participativa, tomando como referência o pensamento do pedagogo brasileiro Paulo Freire e do cientista social colombiano Orlando Fals Borda. Em particular, perscruta estas convergências com vistas a identificar elementos para a constituição de uma pedagogia decolonial na América Latina. Trata-se de uma pesquisa inserida no campo da história comparada do pensamento social latino-americano, utilizando-se como fontes primárias diversas obras de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. O artigo defende o argumento de que a convergência entre a educação popular e a investigação-ação participativa é uma das mais fecundas, criativas e instigantes contribuições intelectuais já produzidas na América Latina, capaz de apontar para uma pedagogia decolonial que enfrente o colonialismo intelectual, o tradicionalismo pedagógico e o autoritarismo da ciência moderno-colonial.

Referência(s)