
Análise da articulação do Projeto Pré-Enem Comunitário da Universidade Federal de Alagoas com as Políticas de Inclusão Social
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21284/elo.v7i1.357
ISSN2317-5451
AutoresAna Paula Nascimento dos Santos, Juliana Maria Silva Pereira, Angélica de Lucena Nóbrega, Luciana Peixoto Santa Rita, Ibsen Mateus Bittencourt,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo analisa a articulação do Projeto Pré-Enem Comunitário da Universidade Federal de Alagoas com as Políticas de Inclusão Social, em particular: a Política de Cotas e o Programa Universidade para Todos. Trata-se de pesquisa qualitativa, quanto ao método e à forma de abordar o problema. A investigação consiste no enquadramento do projeto aos três eixos integradores necessários à articulação contidos na Política Nacional de Extensão ao mesmo tempo em que estabelece correlações demonstrando a convergência de objetivos e finalidades entre o projeto e as políticas destacadas. Os resultados apontam para a adequação da ação aos referidos eixos e confirma o apoio às políticas. Conclui-se que o estudo contribui para as discussões sobre: a responsabilidade social das IFES; a necessidade de financiamento das ações de extensão; e o fortalecimento do fazer extensionista.
Referência(s)