Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Tempo de Hermeto Pascoal

2018; Escola de Música da UFMG; Issue: 37 Linguagem: Português

10.35699/2317-6377.2017.5184

ISSN

2317-6377

Autores

Paulo José de Siqueira Tiné,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O presente artigo almeja demonstrar aspectos do conceito da simultaneidade de acontacimentos, que estruturam os procedimentos formais da obra Mestre Radamés do compositor alagoano Hermeto Pascoal (1936). A partir da gravação de referência (PASCOAL 1984), busca-se descrever os processos envolvidos nos aspectos mencionados a partir da divisão e enumeração das frases, bem como da indicação na pauta dos acordes e seu ritmo harmônico. Nesse processo descobriu-se que a obra em questão se desdobra em 22 frases sucessivas sem repetição, porém, pertencentes a um mesmo centro tonal, processo que pode ser denominado como “rapsódico”. Associado a ele, há uma rica elaboração de convenções entre baixo, acorde e bateria associados ao arranjo da peça, fato desenvolvido por outros pesquisadores, que se somam para a compreensão do objeto. Além disso, o artigo procura, por um lado, mencionar a inserção da obra no álbum e ele na produção do compositor, que é o contexto da década de 1980 e da série de álbuns gravados para o selo Som da Gente. Por outro, procura conceituar a obra do ponto de vista estético, os pilares que balizam a produção do autor a fim de verificar sua pertinência nessa obra.

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