
O Tempo de Hermeto Pascoal
2018; Escola de Música da UFMG; Issue: 37 Linguagem: Português
10.35699/2317-6377.2017.5184
ISSN2317-6377
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO presente artigo almeja demonstrar aspectos do conceito da simultaneidade de acontacimentos, que estruturam os procedimentos formais da obra Mestre Radamés do compositor alagoano Hermeto Pascoal (1936). A partir da gravação de referência (PASCOAL 1984), busca-se descrever os processos envolvidos nos aspectos mencionados a partir da divisão e enumeração das frases, bem como da indicação na pauta dos acordes e seu ritmo harmônico. Nesse processo descobriu-se que a obra em questão se desdobra em 22 frases sucessivas sem repetição, porém, pertencentes a um mesmo centro tonal, processo que pode ser denominado como “rapsódico”. Associado a ele, há uma rica elaboração de convenções entre baixo, acorde e bateria associados ao arranjo da peça, fato desenvolvido por outros pesquisadores, que se somam para a compreensão do objeto. Além disso, o artigo procura, por um lado, mencionar a inserção da obra no álbum e ele na produção do compositor, que é o contexto da década de 1980 e da série de álbuns gravados para o selo Som da Gente. Por outro, procura conceituar a obra do ponto de vista estético, os pilares que balizam a produção do autor a fim de verificar sua pertinência nessa obra.
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