
Agrotóxicos no ensino de química: proposta contextualizada através de um jogo didático
2018; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30691/relus.v2i1.928
ISSN2527-2624
AutoresLaura Freire Mello, Eril Medeiros da Fonseca, Leandro Duso,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com alunos da terceira série do Ensino Médio a partir da aplicação de uma sequência didática contextualizada sobre Agrotóxicos, no qual foram discutidos conceitos como: revolução verde, semente crioula, controle biológico, produção orgânica, toxidade e conceitos da Química por meio da temática agrotóxicos. Focalizou-se as discussões no último encontro, em que foi realizado um jogo didático denominado "Trilha dos Agrotóxicos" para discutir a temática e retomar alguns pontos trabalhados anteriormente. Aplicou-se um questionário de perguntas abertas para verificar se o jogo didático contribuiu para a aprendizagem dos estudantes. Os dados foram analisados pela Análise de conteúdo, em que a maioria relatou que as atividades diversificadas promoveram melhor compreensão do conteúdo, tornando a aula mais atraente e propiciando um entendimento menos abstrato da Química, visto que os conceitos foram relacionados com o contexto.
Referência(s)