Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os desafios enfrentados pelos professores no processo de avaliação no ensino superior

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 7; Issue: 16 Linguagem: Português

10.5902/2318133832750

ISSN

2318-1338

Autores

Luciano Dias de Sousa, Flávio Aparecido de Almeida, Luciano Dias de Sousa, Lucimere Aleixo Bard, Lucas Borcard Cancela,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O sistema de ensino superior brasileiro passou, nos últimos anos, por expressivas transformações, como mudanças normativas, valorativas e outras que dizem respeito à expansão, diversificação de tipos de instituições, tipos de cursos e à função social do ensino. Essas transformações, somadas às que a sociedade contemporânea vem passando, têm influenciado o futuro destas instituições que se veem, cada dia mais, obrigadas a repensar suas funções e oferecerem uma educação que corresponda às expectativas do Estado e da sociedade no que se refere a um ensino de qualidade. A esses aspectos soma-se a prática avaliativa, que tem se apresentado como um dos pontos críticos do processo educativo, por sua complexidade e repercussão na formação dos estudantes. Nesta perspectiva, o objetivo desse estudo é analisar, com base em uma revisão bibliográfica, alguns aspectos relacionados ao tema da avaliação da aprendizagem e, a partir do contraponto entre as diversas tendências e teorias que tratam do assunto, demonstrar a necessidade de mudanças nas práticas avaliativas realizadas nas instituições de ensino superior brasileiras em direção a uma avaliação formativa, qualitativa e democrática, que contribua para o crescimento intelectual dos profissionais a serem formados.Palavras-chave: ensino superior; avaliação; prática docente.

Referência(s)