
Os desafios enfrentados pelos professores no processo de avaliação no ensino superior
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 7; Issue: 16 Linguagem: Português
10.5902/2318133832750
ISSN2318-1338
AutoresLuciano Dias de Sousa, Flávio Aparecido de Almeida, Luciano Dias de Sousa, Lucimere Aleixo Bard, Lucas Borcard Cancela,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO sistema de ensino superior brasileiro passou, nos últimos anos, por expressivas transformações, como mudanças normativas, valorativas e outras que dizem respeito à expansão, diversificação de tipos de instituições, tipos de cursos e à função social do ensino. Essas transformações, somadas às que a sociedade contemporânea vem passando, têm influenciado o futuro destas instituições que se veem, cada dia mais, obrigadas a repensar suas funções e oferecerem uma educação que corresponda às expectativas do Estado e da sociedade no que se refere a um ensino de qualidade. A esses aspectos soma-se a prática avaliativa, que tem se apresentado como um dos pontos críticos do processo educativo, por sua complexidade e repercussão na formação dos estudantes. Nesta perspectiva, o objetivo desse estudo é analisar, com base em uma revisão bibliográfica, alguns aspectos relacionados ao tema da avaliação da aprendizagem e, a partir do contraponto entre as diversas tendências e teorias que tratam do assunto, demonstrar a necessidade de mudanças nas práticas avaliativas realizadas nas instituições de ensino superior brasileiras em direção a uma avaliação formativa, qualitativa e democrática, que contribua para o crescimento intelectual dos profissionais a serem formados.Palavras-chave: ensino superior; avaliação; prática docente.
Referência(s)