
VIVÊNCIAS DE PAIS E/OU CUIDADORES DE CRIANÇAS COM AUTISMO EM UM SERVIÇO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 32; Linguagem: Português
10.18471/rbe.v32.22706
ISSN2178-8650
AutoresDiana da Silva Nobre, Airle Miranda de Souza,
Tópico(s)Language Acquisition and Education
Resumo<p>Objetivo: desvelar as vivências trazidas por pais e/ou cuidadores de crianças com autismo em um serviço de Plantão Psicológico. Método: estudo descritivo, qualitativo de inspiração fenomenológica, realizado com seis pais/cuidadores em uma Organização não Governamental localizada em Belém, Pará, Brasil. Para a coleta de dados, foi realizada entrevista e versão de sentido. A análise dos dados foi realizada por meio da formação de eixos de significados, após análise dos pontos convergentes presentes nas versões de sentido. Resultados: encontrou-se a formação de três eixos de significação, a saber: “luto diante do diagnóstico de autismo”; “dificuldades com os cuidados com a criança” e “isolamento social”. Conclusão: as histórias e demandas que levaram os pais e/ou cuidadores de crianças com autismo a procurar o plantão psicológico apresentaram singularidades, contudo o luto diante do diagnóstico, as dificuldades com os cuidados com as crianças e o isolamento social foram eixos comuns que compartilharam. <br />Descritores: Psicologia clínica. Transtorno autístico. Cuidadores.</p>
Referência(s)