Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O PROCESSO DE REESCRITA NO ENSINO DO GÊNERO CARTA DE RECLAMAÇÃO

2018; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35572/rle.v18i1.1029

ISSN

2358-5870

Autores

Benedito Gomes Bezerra, Maria Ladjane dos Santos Pereira,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

Neste trabalho, discutimos como a reescrita pode subsidiar o ensino do gênero carta de reclamação, de modo a instrumentalizar os estudantes a utilizarem-se dos mecanismos linguísticos adequados para que esse gênero venha a cumprir o seu propósito comunicativo (SWALES, 1990, 2004, 2009) em situações autênticas de uso. Para tanto, recorremos ao ciclo de ensino-aprendizagem australiano (MARTIN; ROSE, 2016) a fim de esboçar um percurso teórico que permita articular os aspectos sociais e os traços linguísticos da carta de reclamação. O estudo baseou-se em um corpus composto de 12 cartas de reclamação, escritas por estudantes da IV fase da EJA. Os resultados apontam para melhorias no texto a partir da reescrita, orientada por meio de bilhetes orientadores, o que pode levar ao cumprimento do propósito comunicativo desse gênero.

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