Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

2018; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 11; Issue: 27 Linguagem: Português

10.20952/revtee.v11i27.8582

ISSN

2358-1425

Autores

Francione Charapa Alves, Lia Machado Fiúza Fialho, Maria Socorro Lucena Lima,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O artigo trata da pesquisa educacional, mais especificamente, sobre a formação do professor pesquisador da Educação Básica. Objetivou compreender se os conhecimentos acerca da metodologia da pesquisa-ação crítica colaborativa, fomentados desde a articulação entre docentes da Educação Superior e Básica, poderiam contribuir para formação do professor pesquisador do Ensino Fundamental. Participaram do estudo três professores pós-doutores vinculados à universidade e sete professores do ensino fundamental da escola de educação básica Doutor Danúzio Ferrer, Lavras da Mangabeira-Ceará. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas individuais – gravadas, transcritas e textualizadas – e a realização de vinte encontros de formação. Constatou-se que todas as professoras consideravam a importância da pesquisa, mesmo não havendo experiência de pesquisas sobre o contexto profissional. A formação demonstrou percepção positiva por fomentar: o desenvolvimento pessoal e profissional com a socialização de experiências; segurança para ministrar o conteúdo de maneira contextualizada; desenvolvimento da reflexão crítica; empoderamento para elaboração e execução de ações com vistas à transformação social; capacitação para ser pesquisador.

Referência(s)