
REFLEXIVIDADE METAPRAGMÁTICA SOBRE O CINEMA DE ALMODÓVAR NUMA INTERAÇÃO ONLINE: INDEXICALIDADE, ESCALAS E ENTEXTUALIZAÇÃO
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 57; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/010318138651046333531
ISSN2175-764X
AutoresClarissa Rodrigues González, Luiz Paulo da Moita Lopes,
Tópico(s)Asian Culture and Media Studies
ResumoRESUMO Este artigo analisa uma postagem publicada no site espanhol Dos Manzanas, que predica Pedro Almodóvar como "pedagogo da realidade LGBT", e alguns dos comentários que esta suscita. Interessa-nos estudar a reflexividade metapragmática que essa pedagogia produz numa discussão online que avalia se a cinematografia almodovariana projeta uma fachada (GOFFMAN, [1967] 2011) favorável para o coletivo em questão. Para tal, focamos em processos de indexicalidade, de entextualização e escalares na construção de significados. O que se observa é que os textos fílmicos, ao serem entextualizados no referido site de notícias LGBT, mobilizam escalas, que inspiram posicionamentos das/dos participantes. Se, por um lado, tais posicionamentos questionam privilégios heteronormativos (BUTLER, 1990), por outro resvalam em essencialismos nada estratégicos (SPIVAK, 1988; BUTLER, 1990).
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