Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A contribuição do feedback no processo de avaliação formativa

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA; Volume: 5; Issue: 11 Linguagem: Português

10.26568/2359-2087.2018.2776

ISSN

2359-2087

Autores

Cremilde Mendes dos Santos, Renata Fischer da Silveira Kroeff,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Os mais recentes estudos sobre avaliação formativa mostram que o uso do feedback efetivo nesta modalidade avaliativa funciona como uma estratégia eficiente de motivação e regulação da aprendizagem, conduzindo à autonomia e ao desenvolvimento de competências por parte do aluno. A proposta deste trabalho é investigar a importância do feedback na avaliação de um modo geral e também a sua aplicação no âmbito da Educação Continuada em Saúde. Para isso, foi utilizada como estratégia metodológica uma Revisão Narrativa da Literatura, buscando por publicações que abordassem o tema feedback no contexto da avaliação formativa. Foram selecionados, oito estudos pertinentes à temática escolhida. Apresentamos uma análise das definições e estratégias de feedback avaliativo encontrados e discutimos suas possíveis contribuições para a Educação Continuada na Saúde.

Referência(s)