SOBRE MÁQUINAS DE ESCRITA E REMISTURA: O MÉTODO CUT-UP DE WILLIAM BURROUGHS
2012; Volume: 13; Issue: 25 Linguagem: Português
ISSN
1981-4755
AutoresPaulo César Rodrigues Diógenes,
Tópico(s)Art, Politics, and Modernism
ResumoTomamos em consideracao, no presente artigo, as diferentespraticas do escritor William Seward Burroughs (1914 – 1997) em torno dovariado e multimodal metodo de composicao cut-up , procedimentocaracterizado, inicialmente, pela composicao de textos em cortes permutatorios,feitos a partir da justaposicao de diferentes fragmentos textuais impressos,previamente existentes, selecionados das mais diferentes fontes (obras literarias,jornais, a Biblia, tratados medicos, cancoes pop, gravacoes ao acaso, discursostelevisivos, os proprios escritos de Burroughs, etc). Experimental e controversapor excelencia, a pratica do cut-up acabou por constituir, para Burroughs,uma especie de verdadeiro mecanismo literario - aqui definido em termos deuma writing machine (maquina de escrita) conceitual -, levando-o a producaode inumeros outputs textuais e a elaboracao de sua famosa Nova Trilogy(Trilogia Nova), composta pelas obras The Soft Machine (1961), The Ticketthat Exploded (1962) eNova Express (1964), bem como aplicacoes e extensoesdo metodo em colagens, fotomontagens e na manipulacao e adulteracao deaudio e video. Mais do que um ponto de concentracao, o foco no metodocut-up serve-nos, tanto quanto possivel, como ponto de dispersao eagenciamentos, linha de fuga, enfim, multiplicidades. Logo, o estudo do metodoliterario empregado por Burroughs direcionara o olhar tambem paraprocedimentos analogos em outras midias, como a pintura, a musica e as artesem geral.
Referência(s)