
Alimentación escolar y promoción del desarrollo: perspectivas en Santa Lucía
2018; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Espanhol
10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p734
ISSN2525-4863
AutoresPatricia Andrade de Oliveira e Silva,
Tópico(s)Health and Lifestyle Studies
ResumoAlimentação escolar e promoção do desenvolvimento: perspectivas em Santa Lúcia Os programas voltados para a promoção da alimentação escolar são relevantes por contribuírem para a formação de estudantes e comunidades. Analisando o caso de Santa Lúcia (no Caribe), se destaca o projeto Fortalecimento de Políticas de Alimentação Escolar no âmbito da iniciativa América Latina e o Caribe sem Fome 2025, desenvolvido através da cooperação do Governo Brasileiro com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O projeto, em vigor entre 2009 e 2017, foi desenvolvido em mais de 10 países e teve como objetivo principal promover a alimentação escolar sustentável. Em Santa Lúcia, o projeto teve início em 2014/15, com quatro escolas-piloto, sendo duas em áreas rurais e que apresentam os melhores resultados. O objetivo do artigo é analisar os efeitos do projeto nesse país, aprofundando a análise realizada pela avaliação externa realizada entre a FAO e o governo brasileiro. A metodologia é uma revisão bibliográfica dos principais documentos oficiais e da situação em Santa Lúcia. Os principais resultados são consideravelmente positivos, com expressiva melhora na participação dos alunos na escola, fortalecimento da gestão escolar, entre outros. Palavras-chave: Alimentação Escolar, Desenvolvimento Rural, Cooperação Internacional, Brasil, Santa Lúcia. Alimentación escolar y promoción del desarrollo: perspectivas en Santa Lucía RESUMEN. Los programas de estímulo a la alimentación escolar son relevantes pues contribuyen a la formación de los(as) alumnos(as) y comunidades. Analizando el caso de Santa Lucía (en el Caribe), destaca el proyecto Fortalecimiento de los programas de alimentación escolar en el marco de la iniciativa América Latina y el Caribe sin Hambre 2025, desarrollado por la Cooperación del gobierno brasileño junto con la Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura (FAO). El proyecto, que se llevó a cabo entre 2009 y 2017, fue desarrollado en más de 10 países y tenía como objetivo principal fomentar la alimentación escolar sustentable. El proyecto se inició entre 2014 y 2015 en Santa Lucía, donde hay cuatro escuelas-piloto. Dos de ellas se ubican en áreas rurales, y son las que presentan los mejores resultados. La ponencia tiene como objetivo analizar los efectos del proyecto en Santa Lucía, profundizando en el análisis realizado por la evaluación externa conducida entre FAO y gobierno brasileño. La metodología es una revisión bibliográfica de los principales documentos oficiales y de la situación en Santa Lucía. Los principales resultados expresan una mejor participación de los alumnos en la escuela, fortalecimiento de la gestión escolar, entre otros. Palabras-clave: Alimentación Escolar, Desarrollo Rural, Cooperación Internacional, Brasil, Santa Lucía. Development impacts of school feeding program: perspectives in Saint Lucia ABSTRACT. School feeding programs are very important because it enhance students and communities. Analyzing Santa Lucia case (in Caribbean), the Strengthening of School Feeding Programmers in Latin America and Caribbean inside in the initiative of Latin America and the Caribbean without Hunger 2025, developed by Brazilian Government cooperation with the Food and Agriculture Organization of United Nations (FAO). The project, started in 2009 and ended in 2017, developed in more than 10 countries and the main objective was promote sustainable school feeding. In Santa Lucia, the project began in 2014/15, with four schools attending it, two of them in rural areas, which presented best results. The paper objective is to analyze the effects of the project in Santa Lucia, deepening the analysis carried out by the external evaluation conducted between FAO and Brazilian government. The methodology is a bibliographic review of the official documents and the reflection about Saint Lucia. The main results are very positive, with an expressive improvement in the participation of students, strengthening of school management, among others. Keywords: School Feeding, Rural Development, International Cooperation, Brazil, Saint Lucia.
Referência(s)