Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AS REPRESENTAÇÕES E O SABER-FAZER DOCENTE PARA A PAISAGEM URBANA NOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS EM GEOGRAFIA

2018; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.51359/2594-9616.2018.240414

ISSN

2594-9616

Autores

Marlene Macário de Oliveira, Francisco Kennedy Silva dos Santos,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O presente texto procura discutir as prováveis contribuições do saber-fazer docente na licenciatura em Geografia, quanto as relações pedagógico-didáticas que se podem construir durante os estágios curriculares supervisionados em prol de ações consideradas “desconstrucionistas” das leituras “universalistas” atinentes à paisagem urbana veiculada na Geografia que se ensina nas escolas da cidade. A pesquisa, em curso, busca envolver professores e alunos estagiários, a produção de suas subjetividades e os sentidos que estes conferem, no contexto da especificidade das suas ações e de suas representações numa dada universidade. Assim, se intenciona reunir esforços para uma aproximação reflexivo-critica, comunicativa e dialógica que pretendam uma participação mais politizada no âmbito da cidade.

Referência(s)