
Janelas sem horizonte: uma análise iconográfica da Anunciação no cinema
2018; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 33 Linguagem: Português
10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.141300
ISSN2178-0447
AutoresPedro de Andrade Lima Faissol,
Tópico(s)Semiotics and Representation Studies
ResumoEm L’Annonciation Italienne – Une histoire de perspective, Daniel Arasse investiga a incidência da perspectiva na iconografia da Anunciação renascentista. Eis o paradoxo identificado: como que a técnica da perspectiva, “forma simbólica” de um mundo comensurável, poderia figurar o Incomensurável? Para responder a esse problema, Arasse busca no brilho interior de cada pintura uma “desordem da perspectiva” para a figuração da divindade. O presente artigo tem por objetivo identificar as formas pelas quais o cinema enfrentou esse desafio. Como migrar para o meio fílmico os motivos pictóricos já estabelecidos pela iconografia da Anunciação? Para contribuir com a discussão, analisaremos dois filmes: As sombras (Jean-Claude Brisseau, 1982) e O estranho caso de Angélica (Manoel de Oliveira, 2010).
Referência(s)