
Diocese de Guarapuava:
2018; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22483/2177-5796.2018v20n2p485-505
ISSN2177-5796
AutoresJanete Queirós, Névio de Campos,
Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoEste artigo tem por objetivo discutir o processo de criação da Diocese de Guarapuava como uma estratégia político-educacional da Igreja Católica, circunscrita no contexto da segunda metade do século XX. Apoia-se em Pierre Bourdieu, principalmente nos conceitos de campo e estratégia, bem como no Livro Tombo, no Boletim Diocesano e na literatura que tem a Igreja Católica em seu horizonte investigativo, os quais nos permitem afirmar que a presença da Diocese de Guarapuava ao longo dos bispados de D. Helmel (1966-1986) e D. Cavallin (1986-1992), expressa uma estratégia político-educacional, pois objetiva criar condições mais efetivas de evangelização ou/e de aproximação entre clero e fiéis, assim como de mecanismos para garantir a presença da Igreja Católica nos diferentes espaços do mundo social.
Referência(s)