Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atividade sexual na lesão medular: construção e validação de cartilha educativa

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 31; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1982-0194201800037

ISSN

1982-0194

Autores

Roberta de Araújo e Silva, Lorena Barbosa Ximenes, Arménio Cruz, Maria Aparecida Alves de Oliveira Serra, Márcio Flávio Moura de Araújo, Luciene de Miranda Andrade, Rita Mônica Borges Studart, Züila Maria de Figueiredo Carvalho,

Tópico(s)

Injury Epidemiology and Prevention

Resumo

Resumo Objetivo Descrever o processo de construção e validação de uma cartilha educativa sobre atividade sexual de pessoas com lesão medular. Métodos Estudo metodológico em quatro etapas: pesquisa documental em blogs, revisão integrativa, construção da cartilha educativa, validação de conteúdo com 11 juízes, validação de aparência técnica com 3 juízes e validação de aparência com 37 pessoas do público-alvo. Considerou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) mínimo de 0,80. Resultados A cartilha apresentou IVC global de 0,91 pelos juízes profissionais de saúde; 0,87 pelos juízes designers gráficos; e 0,94 na validação de aparência pelo público-alvo. Entretanto, os juízes e público-alvo propuseram sugestões de melhorias da cartilha, que foram acatadas e modificadas para versão final do material. Conclusão A cartilha apresentou conteúdo e aparência adequados para promoção da atividade sexual saudável e satisfatória da pessoa com lesão medular.

Referência(s)