
Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 9; Issue: 19 Linguagem: Português
10.26895/geosaberes.v9i19.665
ISSN2178-0463
AutoresEduardo Soares Silva, Josandra Araújo Barreto de Melo,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA violência presente nas cidades está ligada aos atos que acontecem na escola. Portanto, muitas práticas cotidianas ditas violentas se apresentam como similares, é o caso da pichação e da grafitagem. Sendo assim, o presente artigo retrata uma proposta de abordagem qualitativa do ensino da Geografia sobre três temas pertinentes aos estudos escolares: violência, pichação e grafitagem. Com base nessas constatações, foi realizado um trabalho de pesquisa-ação, materializado através de um projeto de intervenção didático-pedagógica, desenvolvido numa escola pública da cidade de Campina Grande, PB. Os resultados indicaram que o projeto estimulou reflexões e ampliação da compreensão dos alunos acerca da violência urbana, da pichação e do grafite, além de tornarem possíveis a relação Geografia-cotidiano.
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