Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; Volume: 9; Issue: 19 Linguagem: Português

10.26895/geosaberes.v9i19.665

ISSN

2178-0463

Autores

Eduardo Soares Silva, Josandra Araújo Barreto de Melo,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A violência presente nas cidades está ligada aos atos que acontecem na escola. Portanto, muitas práticas cotidianas ditas violentas se apresentam como similares, é o caso da pichação e da grafitagem. Sendo assim, o presente artigo retrata uma proposta de abordagem qualitativa do ensino da Geografia sobre três temas pertinentes aos estudos escolares: violência, pichação e grafitagem. Com base nessas constatações, foi realizado um trabalho de pesquisa-ação, materializado através de um projeto de intervenção didático-pedagógica, desenvolvido numa escola pública da cidade de Campina Grande, PB. Os resultados indicaram que o projeto estimulou reflexões e ampliação da compreensão dos alunos acerca da violência urbana, da pichação e do grafite, além de tornarem possíveis a relação Geografia-cotidiano.

Referência(s)