
A escrita criativa nos cursos de pós-graduação stricto sensu das universidades brasileiras
2018; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5335/rdes.v14i2.7864
ISSN2236-5400
AutoresMarcelo Spalding Perez, Luiz Antonio de Assis Brasil e Silva,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoTemos visto no Brasil uma demanda crescente por cursos e livros de escrita criativa na última década. Resta,porém, investigar se essa demanda crescente se reflete em maior presença nas universidades brasileiras,especificamente nos cursos de pós-graduação strictu sensu, nos quais se dá a maior parte da pesquisa e daprodução de conhecimento no Brasil. Para tal pesquisa, foram analisados 28 programas de pós-graduação comnota acima de 5 na Avaliação Quadrienal 2017 da Capes. Também se buscou no Banco de Teses e Dissertaçõesda Capes trabalhos em que a expressão “escrita criativa” aparecesse no título. Ao final, a hipótese inicial de crescimento da presença formal nos cursos de pós-graduação no Brasil foi frustrada, o que pode estar relacionado com a persistente crença de que a escrita é um dom restrito a gênio iluminados.
Referência(s)