Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente

2018; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1982-8632

Autores

Luciana Laureano Costa, Helena Amaral da Fontoura,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Resumo Este artigo traz uma pesquisa de mestrado, um estudo de caso sobre um programa denominado Residencia Pedagogica (RP), implementado no primeiro ano de estagio probatorio para professores ingressantes na rede municipal de educacao de Niteroi, RJ, no ano de 2011. Propoe uma reflexao sobre possibilidades e relevância dessa forma de insercao profissional docente, utilizando entrevistas. O referencial teorico conta com Novoa e Marcelo Garcia sobre a importância dos anos iniciais da docencia e desenvolvimento profissional docente, e com Fontoura e Cavaco, com relacao a importância de criarmos espacos compartilhados de formacao docente. Esperamos contribuir com o entendimento da RP realizada no municipio em tela, de modo a possibilitar que outras iniciativas possam se beneficiar da experiencia aqui apresentada. Palavras-chave: Residencia Pedagogica;Professor ingressante;Desenvolvimento profissional docente. PEDAGOGIC RESIDENCY: GENERATING WAYS TO TEACHER’S PROFESSIONAL DEVELOPMENT Abstract This article brings a Masters research, a case study on a program called Pedagogical Residence (PR), implemented in the first year of probationary teachers entering a municipal school system in Niteroi, RJ, in the year 2011. It thinks about possibilities and importance of this form of professional insertion, using interviews. The theoretical framework relies on Marcelo Garcia and Novoa about relevance of the initial years of teaching and teacher professional development, and on Fontoura and Cavaco with respect to the importance of creating shared spaces of teacher education. We hope to contribute to the understanding of PR held in Niteroi, RJ, so that other initiatives can benefit from the experience presented here. Key words: Pedagogical Residence; Beginning teachers; Teacher’s professional development.

Referência(s)