Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O beijo de Judas de Cinthia Marcelle – algumas considerações sobre a montagem de 'The family in disorder: truth or dare', exposição da artista no Modern Art Oxford

2018; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 33 Linguagem: Português

10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.148147

ISSN

2178-0447

Autores

Patrícia Mourão,

Tópico(s)

Art, Politics, and Modernism

Resumo

Em março de 2018, Cinthia Marcelle abriu, no Modern Art Oxford, sua primeira exposição individual fora do Brasil desde sua participação e premiação na Bienal de Veneza, em 2017. Para a montagem da exposição, o museu, a pedido da artista, convocou um grupo de seis montadores que, também sendo artistas, deveriam, depois de montar o trabalho sob a supervisão da artista, ocupá-lo, interferindo na sua forma. O presente artigo é um testemunho dessa montagem e uma análise da exposição e seu processo como uma retrospectiva da artista e um desafio a seu próprio sistema.

Referência(s)