Artigo Acesso aberto

CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: POSSIBILIDADES POR MEIO DAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES ATUANTES NAS ESCOLAS INDÍGENAS DOS MUNICÍPIOS DE AMAMBAI (MS), CAARAPÓ (MS) E DOURADOS (MS)

2018; PGDesign/UFRGS; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-0003.85750

ISSN

1982-0003

Autores

Solange Rodrigues da Silva, Flaviana Gasparotti Nunes,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Neste texto apresentamos parte das reflexões desenvolvidas em nossa pesquisa de doutorado. A pesquisa tem por objetivo central analisar as práticas dos professores de Geografia atuantes nas escolas indígenas dos municípios de Dourados (MS), Caarapó (MS) e Amambaí (MS) na tentativa de apontar possibilidades para a efetivação da educação intercultural. A reflexão realizada até o momento possibilitou identificarmos práticas e/ou ações de professores que produzem possibilidades de trabalhar Geografia visando ao diálogo com os elementos da vivência e da realidade dos alunos indígenas, aproximando-se do que acreditamos ser um caminho para a construção de uma educação intercultural.

Referência(s)
Altmetric
PlumX