
EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE: RELATO DE UM MODELO INTERDISCIPLINAR NA FISIOTERAPIA
2016; Editora Rede UNIDA; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresFagner Fernando Gonçalves, Elaine dos Santos Batista, Juliana Aparecida de Souza, Gustavo Martins Braúna, Indira Thais Duarte Luz, Viviane Lemos Silva Fernandes, Welton Dias Barbosa Vilar,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoINTRODUCAO: O ensino da saude no Brasil a cada vez mais vem sendo marcado pelo pouco interesse dos academicos pelo tema de gestao e administracao em saude no ensino superior. Tais circunstancia tem refletido diretamente nas habilidades e competencias dos profissionais, especialmente aqueles recem-formados, devido ao mau gerenciamento de recursos publicos e privados, como tanto se ve em consultorios, clinicas e hospitais atualmente. Essas e outras complexidades tem induzido e mobilizado a ciencia, as instituicoes e profissionais a buscarem estrategias criativas e inovadoras capazes de minimizar ou mesmo afastar as ameacas de insercao mercadologicas. Surge, nessa perspectiva, em meados da decada de 90 do seculo XX, um importante mecanismo de mobilizacao e transformacao da sociedade, que se convencionou chamar empreendedorismo. A partir dessa perspectiva, o presente estudo teve por objetivo descrever uma experiencia de elaboracao de um plano de negocio de um Estudio de Pilates em Fisioterapia a partir de uma abordagem interdisciplinar desenvolvidas por discentes e docentes dos cursos de fisioterapia e administracao, por meio das disciplinas empreendedorismo e Seminario Interdisciplinar. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: O curso de fisioterapia e a Empresa Junior do curso de administracao, ambos do Centro Universitario de Anapolis, desde 2012 vem desenvolvendo um trabalho integrado atraves da disciplina Seminario Interdisciplinar, do setimo periodo do curso de fisioterapia, que tem como eixo curricular os conteudos do empreendedorismo. Essas acoes acontecem por meio de discussoes envolvendo os discentes e docentes destes cursos que permite a pratica critico-reflexiva sobre as tendencias e oportunidades de mercado nas areas especialmente da saude e a partir disso, os alunos conseguem vislumbrar a possibilidade de desenvolver propostas empreendedoras que irao resultar na elaboracao de um plano de negocio em fisioterapia. Nesse sentido, os dialogos entre os alunos acontecem por meio de acessorias e aulas integradas entre os cursos, que possibilitam que os planos de negocios sejam desenvolvidos nos pilares da administracao e com apuradas estrategias de inovacao, competitivas, vendas, marketing e dentre outras, projetadas para o mercado em saude. Tais encontros para as acessorias com o coordenador da Empresa Junior e discussoes com discentes dos cursos acontecem semanalmente e com aulas integradas programas durante o semestre que contemplem a elaboracao de cada etapa do plano de negocio e que ao final, os trabalhos sao apresentados pelos academicos da fisioterapia para toda a comunidade academica como pre-requisito da disciplina Seminarios Interdisplinar VII. IMPACTOS: Por meio dessa vivencia, destaca-se o plano de Negocio que possibilitou a elaboracao de um Estudio de Pilates que apresentou estrategias competitivas e inovadoras por oferecer um modelo organizacional compacto, simples, versatil e ofertando servicos especializados e com acessibilidade as populacoes especiais. CONSIDERACOES FINAIS: Notadamente essa experiencia de praticas pedagogicas integradoras possibilitou aos discentes um melhor aproveitamento dos conteudos desenvolvidos por estreitar a relacao da teoria e pratica, bem como, possibilitar uma maior aproximacao dos academicos a realidade do mercado e aprimorar suas habilidades e competencias no âmbito da gestao em saude nas praticas empreendedoras.
Referência(s)