
Formação de professores em São Paulo: entre o efetivado e o prescrito
2018; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1982-8632
AutoresElianeth Dias Kanthack Hernandes, Ana Clara Bortoleto Nery,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoRESUMO Este texto e resultado de investigacao que teve a finalidade de discutir a proposta de formacao de professores para exercicio na educacao basica, no Estado de Sao Paulo, presente na Deliberacao n. 111/2012 e a formacao realizada nos cursos de Pedagogia das universidades estaduais, em particular, da Unesp. A pesquisa permitiu analisar o que esta no cerne das determinacoes oriundas do Conselho Estadual de Educacao de Sao Paulo na formulacao das Diretrizes Curriculares fixadas na Deliberacao n° 111/2012. Qual e a base epistemologica da Deliberacao? A forma como o curriculo e ali tratado aponta para uma perspectiva de formacao de professores como intelectuais, sujeitos capazes de desenvolver um processo de ensino de qualidade? O curriculo proposto tem alguma aproximacao com o que consta nos Projetos Politicos Pedagogicos das instituicoes formadoras que tem sido avaliadas como de excelencia nos diferentes sistemas avaliativos aos quais se submetem atualmente os Cursos Superiores? Para responder a essas questoes realizamos uma revisao bibliografica do conhecimento ja produzido na area e uma analise documental para referendar as respostas encontradas. Dentre os resultados podemos afirmar que, ao determinar como deve ser a organizacao dos curriculos dos cursos de Formacao de Professores para a Educacao Basica, a citada Deliberacao ignora aspectos historicos, conceituais e contextuais que estruturam a organizacao atual desses cursos, bem como desconsidera muito do conhecimento cientifico, ja produzido, em diferentes momentos e espacos academicos. Palavras-chave: Formacao Docente; Diretrizes Curriculares; Reforma Educacional. TEACHERS FORMATION IN SAO PAULO: BETWEEN EFFECTIVENESS AND PRESCRIPT Abstract This article is the result of an investigation that aimed to discuss the proposal of teachers formation for exercising their activities in the fundamental education in the state of Sao Paulo, according to the Deliberation 111/2012 and formation put in place in the Education courses at the universities, mainly UNESP (State of Sao Paulo University). The research allowed to analyze what is in the core of the determinations provided by the State Counsel of Education of Sao Paulo for the formulation of the Curricular Guidelines stated in the Deliberation 111/2012. Which is the Deliberation epistemologic basis? Does the way the curriculum is treated lead teachers formation perspective as intelectuals, subjects capable to develop a high quality teaching process? Has the proposed curriculum some proximity to what is stated in the Politic Pedagogic Projects of the forming institutions being evaluated as of excellence in the different evaluation systems to which the University Courses are submitted? In order to answer to these questions a bibliographic revision of the already produced knowledge in the area was carried as well as a documental analysis to countersign the founded answers. Among the results one can claim that the Deliberation when it determines how the curriculums of the Fundamental Teachers Formation Programs should be organized it ignores historical, conceptual and context aspects that provides structure to the current organization of these courses, as well as it disconsider very much of the scientific knowledge already produced in different moments and academic spaces. Key words: Teachers Formation; Curriculum Guidelines; Educational Reform.
Referência(s)