VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS COM A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
2018; PGDesign/UFRGS; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1982-0003.85735
ISSN1982-0003
AutoresDenise Wildner Theves, Nestor André Kaercher,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste texto destaca propostas de trabalho desenvolvidas por professoras-estagiárias no sentido de criar possibilidades de ler e compreender o mundo com a Geografia, estabelecendo diálogo com o mundo das crianças. Os trabalhos relatados foram desenvolvidos por professoras-estagiárias durante a realização do Estágio Supervisionado de Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, integrante do III Ciclo de Estudos Interdisciplinares do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter/POA-RS). Os estágios foram desenvolvidos na perspectiva do enfoque globalizador em que, partindo das vivências e conhecimentos prévios das crianças, foram propostos projetos de ensino com diferentes temáticas. Nestes, os temas da Geografia se apresentam como meios de construção de um trabalho que cria oportunidades de aprendizagens significativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Referência(s)