
O uso das tirinhas da Folha de S. Paulo em livros didáticos e possíveis efeitos de sentido
2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 16; Issue: 25 Linguagem: Português
ISSN
1809-3507
Autores Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoO objetivo deste artigo e refletir sobre possiveis efeitos de sentido produzidos pela utilizacao das tirinhas da Folha de S. Paulo nos livros didaticos da colecao Portugues Linguagens (2015), da Editora Saraiva, assinada pelos autores William Roberto Cereja & Thereza Coch ar Magalhaes. Parte - se das hipoteses de que o uso das tirinhas pode estar produzindo sentidos sobre quais generos textuais os alunos poderiam ter acesso do jornal Folha de S. Paulo e de que as tirinhas poderiam ser utilizadas como um repositorio de exemplo s de aplicacoes gramaticais. Para refletir sobre essas hipoteses serao observadas a quantidade de tirinhas presentes nos livros do 6o ao 9o ano, alem de algumas tirinhas e os exercicios propostos pelos autores baseados nelas. Neste texto, a producao de sen tidos sera pensada de acordo com o arcabouco teorico da Analise do Discurso de linha francesa.
Referência(s)