
Morte no cartão postal: uma empresa, dois jornais e três vítimas
2018; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 15; Issue: 43 Linguagem: Português
10.18568/cmc.v15i43.1648
ISSN1983-7070
AutoresMárcia Franz Amaral, Lara Nasi,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoAnalisamos as configurações da violência urbana nas narrativas jornalísticas de dois jornais da Infoglobo (O Globo e Extra) a partir da análise de capas e matérias sobre um caso de latrocínio de grande repercussão midiática. Investigamos como os personagens de vítima e de agressor compõem cada narrativa, relacionando-os às noções de Política da Piedade e da Vítima Virtual. Concluímos que estão em jogo neste enredo vítimas de várias ordens: fatais, sociais e virtuais. O estudo evidencia como, para além do “fato em bruto”, as narrativas jornalísticas podem configurar um acontecimento de maneiras diferentes já que os jornais precisam se individualizar no mercado editorial e, portanto, dão inteligibilidades diversas para a experiência social da violência de acordo com projetos dramáticos diferentes.
Referência(s)