Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Psicologia Escolar e Educação Inclusiva: A Atuação Junto aos Professores

2018; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1413-65382418000300008

ISSN

1980-5470

Autores

Thaisa da Silva Fonseca, Camila Siqueira Cronemberger Freitas, Fauston Negreiros,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

RESUMO: Esta pesquisa objetivou analisar a atuação do psicólogo escolar junto aos professores frente à Educação Inclusiva. A metodologia utilizada foi qualitativa do tipo exploratório-descritiva. Os participantes foram dez psicólogos escolares que atuavam em instituições privadas de ensino. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturada. O procedimento de análise de dados utilizado foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos implicaram em três categorias: demandas inclusivas direcionadas ao psicólogo escolar; atividades desenvolvidas pelo psicólogo escolar junto aos professores; e resultados da atuação do psicólogo escolar junto aos professores. Os resultados evidenciaram a existência de demandas inclusivas comportamentais, acadêmicas e de manejo familiar direcionada pelo professor ao psicólogo escolar; o desenvolvimento de práticas profissionais tanto de cunho resolutivo como preventivo pelo psicólogo escolar; e a atuação do psicólogo escolar junto aos professores frente à Educação Inclusiva foi percebida como benéfica, principalmente no que se refere a aspectos de evolução do aluno, de mudanças atitudinais dos professores e de diminuição de demandas direcionadas ao Serviço de Psicologia Escolar.

Referência(s)