
Usos da “fé inteligente”: a hermenêutica empreendedora da IURD
2018; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 15; Issue: 43 Linguagem: Português
10.18568/cmc.v15i43.1613
ISSN1983-7070
AutoresJúlia Salgado, Leandro de Paula,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoO artigo discute a exaltação da subjetividade empreendedora entre o público neopentecostal, tendo como referência empírica interpretações de histórias bíblicas feitas pela Igreja Universal do Reino de Deus. Tematizamos a noção do “empreendedor”, sua transformação histórica e sua massiva popularização hoje, argumentando que uma das tarefas primordiais da racionalidade neoliberal consiste na substituição da ideia do sujeito-trabalhador pela do sujeito-empresa. Esse ideário parece dialogar com dinâmicas atuais da Teologia da Prosperidade no Brasil, analisadas a partir da construção da subjetividade empreendedora sob inspiração bíblica.
Referência(s)