Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Usos da “fé inteligente”: a hermenêutica empreendedora da IURD

2018; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 15; Issue: 43 Linguagem: Português

10.18568/cmc.v15i43.1613

ISSN

1983-7070

Autores

Júlia Salgado, Leandro de Paula,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

O artigo discute a exaltação da subjetividade empreendedora entre o público neopentecostal, tendo como referência empírica interpretações de histórias bíblicas feitas pela Igreja Universal do Reino de Deus. Tematizamos a noção do “empreendedor”, sua transformação histórica e sua massiva popularização hoje, argumentando que uma das tarefas primordiais da racionalidade neoliberal consiste na substituição da ideia do sujeito-trabalhador pela do sujeito-empresa. Esse ideário parece dialogar com dinâmicas atuais da Teologia da Prosperidade no Brasil, analisadas a partir da construção da subjetividade empreendedora sob inspiração bíblica.

Referência(s)