Farol do saber: limites e possibilidades de uma biblioteca escolar na formação de leitores literários
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 43; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/ia.v43i1.49941
ISSN1981-8416
AutoresElisa Maria Dalla-Bona, Charlene Da Silva Andrade de Lima,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoNeste estudo de caso de natureza etnográfica, desenvolvido em 2015, investiga-se as ações desenvolvidas num Farol do Saber, da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba. As especificidades de uma biblioteca escolar, segundo diversos autores, incluem: função educativa e integração à escola; espaço de convivência, de debate, de reflexão e de incentivo à leitura; acervo de qualidade, direcionado para jovens leitores e com acesso integral e livre aos alunos e professores; ambiente de liberdade e ludicidade; mediadores de leitura com ações planejadas para a interação entre as pessoas e as obras e fomento de leitores autônomos, capazes de buscar o que desejam no acervo e de refletir sobre a leitura realizada. Conclui-se que o Farol do Saber pesquisado cumpre a função de biblioteca escolar de forma limitada e precisa ser repensado para de fato formar leitores.
Referência(s)