Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O Quarteto de Cordas no 8 (1944) de Villa-Lobos: neoclassicismo e invenção

2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5965/2525530402012017068

ISSN

2525-5304

Autores

Paulo de Tarso Salles,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

A estrutura formal dos quatro movimentos do Quarteto de Cordas nº 8 (1944) de Heitor Villa-Lobos revela sua preocupação com o reaproveitamento das formas clássicas (forma-sonata, andante, minueto/ scherzo e rondó-sonata) em função da linguagem harmônica pós-tonal desenvolvida pelo compositor ao longo dos anos 1920. Este estudo investiga a correlação entre harmonia e forma interpretando as analogias aparentemente feitas por Villa-Lobos para emular os pontos de articulação formal no classicismo. O emprego de estruturas peculiares de acordes, com recorrência de simetria intervalar ao invés da tonalidade tradicional, levou à aplicação de ferramentas derivadas da teoria dos conjuntos, mais adequada a esta abordagem.

Referência(s)