
O princípio da dialógica: entre a disciplinaridade e a transdisciplinaridade
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 27 Linguagem: Português
10.20500/rce.v13i26.11876
ISSN1809-5747
AutoresAndré Martins Alvarenga, Gionara Tauchen, Bruna Telmo Alvarenga,
Tópico(s)Education and Public Policy
Resumo<p>O objetivo deste estudo é discutir, a partir do pensamento complexo, as possibilidades para a organização dos currículos dos cursos de licenciatura. A estratégia orientadora desta investigação foi a pesquisa qualitativa de base hermenêutica. A partir do estudo realizado, sugerimos que os currículos dos cursos de licenciatura, que, em geral, são disciplinares, pautados na lógica clássica aristotélica, sejam tensionados para uma lógica fraca, incorporando o princípio da dialógica. Neste sentido, entendemos que um caminho seja a transformação das disciplinas, em direção a ‘transdisciplinas’. Entendemos também que o currículo precisa ser compreendido como uma estratégia de hetero e autoformação.</p>
Referência(s)