
PT, eleições e editoriais da grande imprensa (1989-2014)
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1807-01912018242270
ISSN1807-0191
Autores Tópico(s)Social Media and Politics
ResumoO artigo examina, a partir do conceito de paralelismo político, a relação da “grande imprensa” do Brasil, formada pelos três grandes diários de circulação nacional, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo, com o petismo entre 1989 e 2014. A referência empírica são os editoriais publicados pelos jornais durante as sete últimas eleições presidenciais que têm como objeto o PT e seus candidatos. Os textos foram avaliados através da metodologia da análise de valência e agrupados em pacotes interpretativos. Os resultados mostram a predominância de editoriais negativos e o uso dos enquadramentos “populista” e/ou “corrupto” na narrativa sobre o PT e o petismo, tanto no período pré-governamental quanto no governamental do PT no plano federal.
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