
Ficção na história: como verdades inventadas permitem refletir sobre acontecimentos
2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.30681/reps.v9i2.10090
ISSN2236-3165
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo objetiva refletir sobre como se manifesta a tríade real, fictício e imaginário na obra Aritmética da Emília (1935) de Monteiro Lobato (1882-1948). Classificamos algumas descrições presentes na obra de acordo com o ponto de vista sobre a Matemática que o livro transparece. Concluímos que a abordagem excessivamente fantasiosa advém da falta de maturidade em relação à Matemática de Lobato, quando o romance mais corrobora crenças dogmáticas nas ciências, em vez de defender a utilidade prática dessas idéias. Essa visão pragmática silenciada deixa entrever o imaginário do autor referente à Matemática. Palavras-chave: educação matemática; história da educação matemática; estética.
Referência(s)