Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Criatividade em Sala de Aula: Fatores Inibidores e Facilitadores Segundo Coordenadores Pedagógicos

2018; Universidade de São Francisco; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1413-82712018230313

ISSN

2175-3563

Autores

Eunice M. L. Soriano de Alencar, Denise de Souza Fleith, Clarissa Nogueira Borges, Evely Boruchovitch,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

Resumo Este estudo investigou, em uma amostra de 66 coordenadores pedagógicos de instituições de ensino fundamental, fatores que dificultam o professor a estimular o desenvolvimento da criatividade discente e procedimentos que o coordenador poderia utilizar para apoiar o docente na promoção da criatividade em sala de aula. Os participantes responderam um questionário composto por uma checklist de barreiras à criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. Desconhecimento pelo professor de práticas pedagógicas para favorecer o desenvolvimento da criatividade discente e de textos a esse respeito, além de insegurança para testar novas práticas pedagógicas foram os fatores inibidores mais sinalizados. Oferecer cursos para professores, além de orientação, apoio e incentivo aos docentes foram os procedimentos mais apontados pelos coordenadores para auxiliar o professor a encorajar a criatividade em sala de aula.

Referência(s)